sexta-feira, 26 de novembro de 2010

CONSELHOS AOS JOVENS - Publicado há 24 anos por João Bosco Lodi

Manter viva a percepção da realidade é um desafio que todo profissional enfrenta ao longo de sua vida e cada um tem as suas fórmulas para manter-se de olhos abertos. Não se trata apenas de uma questão de cultura e conhecimento, mas também de sensibilidade, ou seja, o problema não é apenas epistemológico, mas também estético. Nenhuma fórmula, nenhum gênio esgota  a realidade, que é sempre mais simples por trás da complexidade aparente. Mas o essencial está escondido aos olhos como dizia a Raposa ao Pequeno Príncipe. Como num caderno de escola, vamos registrar dez pequenos exercícios de reciclagem pessoal:

1- Viagens; 2-Leituras; 3-Cursos, Seminários e Estágios; 4- Companhias; 5-Escrever; 6-Volte Constantemente ao Balcão; 7- Crises, fracassos e sofrimentos; 8-A força afetiva; 9-Arte; 10- Mantenha-se em movimento.

1-    Viagens. Uma boa viagem vale por uma Universidade, já dizia o grande viajante Goethe. A viagem aumenta o repertório de comparações, provocam analogias, mantém aceso o senso estético, estimula a liberação emocional. Uma boa fórmula é passar trinta dias por ano fora do Brasil em viagens culturais, cada viagem numa civilização diferente e em poucas cidades. Cada uma dessas viagens exige uma preparação de leitura de quatro meses e um retrospecto de dois meses. A viagem é uma aventura interdisciplinar na qual estão envolvidos história, literatura, arte, biografias, gente, emoção. Comece a viajar pelo mundo o mais cedo possível.
( breve a descrição dos demais CONSELHOS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário