sexta-feira, 26 de agosto de 2011

M 3 L - Sigmund Freud (1856-1939)


Sigmund Freud, o pai da psicanálise, foi um fisiologista, pensador, psicólogo, médico influente, do início do século XX. Trabalhando inicialmente em estreita colaboração com Joseph Breuer, Freud elaborou a teoria de que a mente é um complexo sistema de energia, tendo articulado refinados conceitos de sexualidade, inconsciente infantil e repressão. Ainda propôs uma conta tripartite da mente-estrutura tudo como parte de um quadro radicalmente novo, conceitual e terapêutico como referência para a compreensão do desenvolvimento psicológico humano e no tratamento de condições anormais mental. Não obstante as múltiplas manifestações da psicanálise tal como ela existe hoje, pode em quase todos os aspectos fundamentais serem traçada diretamente ao trabalho original de Freud.

Tratamento inovador de Freud das ações humanas, sonhos, e de fato de artefatos culturais como, invariavelmente, possuindo um significado simbólico implícito provou ser extraordinariamente fecundo e teve implicações enormes para uma ampla variedade de áreas, incluindo psicologia, antropologia, semiótica, e da criação artística e da apreciação.
No entanto, a reivindicação mais importante e freqüentemente reiterada de Freud, que com a psicanálise tinha inventado uma ciência bem sucedida da mente, continua a ser o objeto de debate crítico e controvérsias.

Freud nasceu em Frieberg, Moravia, em 1856, mas quando ele tinha quatro anos de idade sua família mudou-se para Viena, onde foi viver e trabalhar até os últimos anos de sua vida.
Em 1937 os nazistas anexaram a Áustria e Freud, que era judeu, foi autorizado a sair para a Inglaterra. Por estas razões, foi acima de tudo com a cidade de Viena, que o nome de Freud estava destinado a ser profundamente associado para a posteridade, principalmente a fundação que ele fez, e que era para se tornar conhecida como a "escola vienense primeiro 'da psicanálise a partir do qual fluiu a psicanálise como um movimento e todos os desenvolvimentos ulteriores sobre esta matéria.

O escopo de interesses de Freud e de sua formação profissional, era muito amplo. Ele sempre se considerou em primeiro lugar um cientista, esforçando-se para estender a bússola do conhecimento humano, e para este fim (em vez de para a prática da medicina), ele se matriculou na faculdade de medicina na Universidade de Viena em 1873. Ele se concentrou inicialmente em biologia, fazendo pesquisas em fisiologia por seis anos sob o grande cientista alemão Ernst Brücke, que foi diretor do Laboratório de Fisiologia da Universidade e, posteriormente, especializado em neurologia. Ele recebeu seu diploma em medicina em 1881, e tendo-se tornado prestes a se casar em 1882, ele relutantemente assumiu o trabalho mais seguro e financeiramente compensador como médico no Hospital Geral de Viena. Pouco depois de seu casamento em 1886, que foi extremamente feliz e deu a Freud seis filhos-(a mais jovem, Anna, viria se tornar uma psicanalista, o que possibilitou a Freud, grande parte do material clínico que ele baseou suas teorias e técnicas pioneiras.

Em 1885-86, Freud passou a maior parte do ano em Paris, onde ele ficou profundamente impressionado com o trabalho do neurologista francês Jean Charcot, que era naquele tempo usando o hipnotismo para tratar a histeria e outras condições anormais mental. Esta técnica, e a teoria da qual é derivada, foi dada a sua expressão clássica em Estudos sobre a histeria , em conjunto publicada por Freud e Breuer em 1895.

A teoria psicanalítica de Freud não foi inicialmente bem recebida, quando sua existência foi reconhecida em tudo o que era geralmente por pessoas que foram, como Breuer tinha previsto escandalizado com a ênfase colocada sobre a sexualidade de Freud. Não foi até 1908, quando o primeiro Congresso Internacional de Psicanálise foi realizado em Salzburg que a importância de Freud começou a ser geralmente reconhecida. Isto foi muito facilitada, em 1909, quando foi convidado para dar um curso de palestras nos Estados Unidos, que foram para formar a base de seu livro 1916 Cinco Lições de Psicanálise.

Deste ponto em diante a reputação de Freud e fama cresceu enormemente e ele continuou a escrever prolificamente até sua morte, produzindo em todas as mais de vinte volumes de obras teóricas e estudos clínicos. Ele também não era avesso à revisão crítica suas opiniões, ou para fazer alterações fundamentais aos seus princípios mais básicos, quando considerou que a evidência científica exigia, foram mais claramente evidenciadas pelo seu avanço de um completamente novo tripartido (id, ego esuper-ego modelo) da mente em sua obra 1923 O Ego eo Id. Ele foi inicialmente bastante animado atraindo seguidores do calibre intelectual de Adler e Jung, e foi correspondente decepcionado quando ambos viria a fundar escolas rivais da psicanálise, dando origem aos dois primeiros de muitas cismas no movimento, mas ele sabia que esse desacordo sobre os princípios básicos tinham sido parte do desenvolvimento inicial de cada nova ciência. Depois de uma vida de vigor e produtividade criativa notável, ele morreu de câncer enquanto exilado na Inglaterra em 1939.

Nenhum comentário:

Postar um comentário