sábado, 6 de agosto de 2011

SABER EM DOSES TEMA 2 : APLICAÇÃO DA TESE DA PUNIÇÃO

O FUTURO, se 'existir', é o 'resultado' do 

PASSADO, mais o PRESENTE, mais a 

PUNIÇÃO, sem 'prever' os IMPREVISTOS ! 

PASSADO : O passado é uma parte do tempo e refere-se a todo e qualquer acontecimento em período de tempo anterior ao presente, sendo objeto da história, que identifica e classifica os eventos verificados.

Os humanos gravaram o passado desde tempos longínquos e uma das características dos seres humanos é que eles conseguem gravar o passado, recordá-lo, mencioná-lo e confrontá-lo com o estado atual das coisas, assim conseguindo planejar o futuro.

PRESENTE : Presente é um termo para designar o tempo do agora, que não é nem passado nem futuro.

FUTURO : O futuro é o intervalo de tempo que se inicia após o presente e não tem um fim definido. Referente a algo que irá acontecer.

Tese: F = 3P-I  ou                    FUTURO =
PASSADO + PRESENTE + PUNIÇÃO    IMPREVISTOS

Uma tese (literalmente 'posição', do grego θέσις) é uma proposição intelectual. “É um texto que se caracteriza pela defesa de uma idéia, de um ponto de vista. Ou então pelo questionamento acerca de um determinado assunto.

PUNIÇÃO: A Punição é um processo no qual se reduz a probabilidade de determinada resposta voltar a ocorrer através da apresentação de um estímulo aversivo, ou a retirada de um estímulo positivo após a emissão de determinado comportamento indesejado.

Punir é fazer justiça, e não forçosamente perder simpatias, porque os homens possuem o sentido da justiça, e alguns não compreendem o alcance real dos seus atos, senão quando as conseqüências estão à vista.
Um olhar, uma palavra, um sorriso ou um franzir de sobrolho, bastam a uma pessoa amada para exprimir a sua satisfação ou a sua reprovação. Um castigo exemplar, dado a propósito, atinge então seguramente o seu objetivo.

Punir não é só um direito, mas é, sobretudo, um dever, por vezes doloroso, mas ao qual ninguém deve furtar-se. O homem punido tem obrigação de dar-se conta de que não somos nós que o castigamos, mas a sociedade é regida por leis, regras, normas e regulamentos, consolidados pela cultura de cada povo, tratada de forma individual, mas com abrangência globalizada, onde cada um de nós somos os representantes.

IMPREVISTO: Imprevisto é algo  extraordinário, inesperado, inopinado, eventualidade, acaso, acidente, súbito, repentino, como doenças ou desastres naturais.   Pode ser utilizado como adjetivo, como o que acontece sem ter sido previsto: sucesso imprevisto.  Como é gostoso se sentir surpreendido! Às vezes, em momentos de nossas vidas, acontecem coisas que nem podemos imaginar. E esses imprevistos são de certo modo deliciosos pra quem sabe apreciar!
 Também pode ser usado como substantivo masculino, como aquilo que não se prevê: os imprevistos de uma viagem, ou catástrofes naturais e porque não, uma bala perdida.

PUNIÇÃO
 Alguns conselhos:

- Nunca é aconselhável punir num momento de irritação; como regra, espere-se o dia seguinte para fixar o castigo.

- Ouçamos o faltoso e de boa fé procuremos com ele as circunstâncias que podem ser atenuantes.

- Quando chegarmos à conclusão de estarmos a tratar com um indivíduo mau, inacessível aos bons processos, castigue,castigue com vigor, até que mude ou desapareça.

- Façamos o possível por que os maus nunca se juntem, porque para os maus como para os bons, a união faz a força.

- Duvidar, sem motivo, da palavra de uma pessoa, seja parente, amiga ou subordinada, seria uma injúria gratuita. Se percebermos que fomos enganados, assiste-nos o direito de punir tanto mais severamente quanto maior confiança lhe tiver mostrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário