sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Microchips = Tsuname Tecnológico

A concepção da idéia do microchip ou semicondutor iniciou-se em 1902, tendo sido concretizada na década de 50. Ocorreu no 'mundo da eletrônica' uma verdadeira 'TSUNAME' que possibilitou o avanço no desenvolvimento de aparelhos, equipamentos, ferramentas, instrumentos que continuam revolucionando todas as áreas do saber.

 Essa evolução nos possibilitou atingir atualmente,  agilidade, modernidade, velocidade , qualidade e eficácia, em praticamente todos os campos de pesquisa e desenvolvimento tecnólogico e científico, destacando no meu ponto de vista  duas áreas:  telecomunicações e informática.

Os computadores pessoais e os celulares tornaram-se indispensáveis para a maioria da população, que em qualquer lugar do planeta podem receber e enviar informações, imagens, vídeos, realizar teleconferências, ou seja, desfrutam não só do propósito inicial de 'um computador ou de um telefone celular', mas de todos os acessórios e ferramentas já desenvolvidas e constantemente atualizadas, para que possamos estar 'conectados' com parentes, amigos, colegas, contatos coorporativos, bem como com TV, rádio, e mídia em geral, o que nos possibilita praticamente tomar conhecimento de qualquer fato 'on line', desde que estejamos 'plugados'.

 A globalização não veio somente com a abertura dos mercados possibilitando as importações, mas com a ampliação dos meios de comunicação de massa que  romperam as fronteiras, mostraram  costumes, hábitos, novelas, e todas as formas culturais entre os países e continentes.  Ao mesmo tempo que a população mundial ultrapassa os 6 bilhões de habitantes, o globo terrestre ficou mais acessível às informações, notícias e fatos que, com a utilização de satélites , cabos de fibra ótica, entre outros, chegam até nós e nos fazem 'admirar ou chocar', dependendo do conteúdo das mesmas.

A cada 'era' , como a que vivemos desde a descoberta do microchip e sua aplicação no mundo da eletrônica, as gerações  se caracterizam pelos seus hábitos e costumes em intervalos de tempo cada vez menores. Essa é atualmente o grande desafio e a principal razão da necessidade de estarmos atentos e procurarmos acompanhar as evoluções, sob o risco de ao invés de participarmos das 'tribos das gerações X ou Y', sermos considerados os 'dinossauros da geração OUT'.

Podemos conhecer, aprender, acompanhar e entender as novas ferramentas da internet bem como aplicá-las nas nossas vidas, como : Twitter,  Facebook, Orkut, Linkdin, MSN, Blog, entre outros.  Assim continuamos a poder escolher dentro do 'livre arbítrio', o que é melhor para nós, onde queremos chegar e como sermos felizes tirando proveito das invenções e criações humanas, sem necessáriamente nos tornarmos escravos e dependentes dela, mas colocando-as a nosso favor. De preferência 'SEM STRESS'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário