domingo, 31 de outubro de 2010

KEROTROKA - “O QUE NÃO TE SERVE PODE SERVIR A OUTRO”

Na história do Brasil a palavra 'escambo' significa a exploração de indígenas pelos portugueses, através da oferta de troca de objetos de pouco valor para os portugueses, mas com um apreço por parte dos índios, que davam espelhos, escovas, colheres para os índios em troca de mão de obra.

O “KEROTROKA” consiste numa ‘repaginação’ e ‘modernização’ dos métodos adotados pelo escambo, nos tempos em que a troca de mercadorias ‘sem valor’ era feita por mão de obra indígena, o que foi praticado no século XVI pelos portugueses no Brasil.

A moeda, como hoje a conhecemos, é o resultado de uma longa evolução. No início não havia moeda. Praticava-se o escambo, simples troca de mercadoria por mercadoria.

Assim, quem pescasse mais peixe do que o necessário para si e seu grupo trocava este excesso com o de outra pessoa que, por exemplo, tivesse plantado e colhido mais milho do que fosse precisar. Esta elementar forma de comércio foi dominante no início da civilização, podendo ser encontrada, ainda hoje, entre povos de economia primitiva, em regiões onde, pelo difícil acesso, há escassez de meio circulante, e até em situações especiais, em que as pessoas envolvidas efetuam permuta de objetos sem a preocupação de sua equivalência de valor. Este é o caso, por exemplo, da criança que troca com o colega um brinquedo caro por outro de menor valor, que deseja muito.


O fluxo de trocas ‘kerotroka’ possibilita benefícios graças ao ‘aproveitamento’ dos itens. Serão envolvidos profissionais para Reciclagem, Designers de Moda, de Interiores, Comunicadores Visuais, Artistas em Geral, que irão prestar seus serviços, através da Gestão Inovadora de uma idéia que utiliza metodologias e ferramentas da Tecnologia de Informações, do e.commerce, e de modernos Sistemas de Logística.

O usuário do ‘kerotroka’ ao identificar um item possível de doação, acessa o site e segue os procedimentos para doação, se cadastrando e transmitindo os dados solicitados pelo sistema. O DOADOR já fará inclusive a avaliação, atribuindo-a em RIEN. Assim será publicada na internet, no site http://www.kerotroka.com/

O item não será deslocado, enquanto não houver o interesse de algum USUÁRIO OBTEDOR, com créditos em RIEN. Assim os itens doados ficarão disponíveis para a reutilização por outros USUÁRIOS, conforme os créditos disponibilizados nas avaliações de outros itens doados e serviços prestados ao kerotroka.

Conceito de RIEN (em francês) ou NADA: Dentro de determinadas teorizações em Cosmologia, o Universo surgiu de uma singularidade primordial que, no instante zero, iniciou sua expansão, gerando tudo o que existe, inclusive o tempo e o espaço. Nesta singularidade estava todo o conteúdo de matéria-energia que existe. Antes, porém, não havia coisa alguma, nem vácuo, nem energia, nem leis físicas, nem espaço vazio para se ter alguma coisa nem mesmo o tempo decorria. Seria o nada. Porém, existem determinadas teorizações que afirmam que o Big Bang não produziu o universo a partir do nada e sim a partir de um estado anterior que pode inclusive ser a contração de um universo anterior ou que o Big Bang é apenas um ponto inicial de onde o universo iniciou sua expansão, estando ali em alta densidade e temperatura, até chegar a sua atual apresentação no presente. Nestes modelos, sem exceção, o universo seria eterno (e até, com definições mais complexas do que seja esta eternidade) e sempre existiu jamais se originando do nada. Em outras palavras, sempre teria existido algo.

O item será identificado pelo USUÁRIO DOADOR com o máximo de informações, preferencialmente citando a origem, nota fiscal, e serão tiradas fotos digitais do mesmo, de forma a que os clientes, através da internet possam visualizar as características, utilidades, qualidade, estado de conservação, cores, dimensões, etc. Para garantir a qualidade e a confiabilidade do processo, só serão incluídos os itens doados com possibilidade de uso e em perfeitas condições de funcionamento, para atender às necessidades e exigências dos clientes, apesar de saberem que são oriundos de aproveitamento.

Fundamental para o sucesso do ‘kerotroka’ são as redes de relacionamentos não só das pessoas que atuam diretamente, mas as redes sociais da internet como o Facebook, Orkut, Twitter, entre outros.

A cada Material, Bem ou Objeto doado, será feita uma Avaliação e atribuído um Crédito em ‘RIEN’, (que é uma criação de um ‘parâmetro’), e constitui uma inovação para que o Fluxo de Trocas kerotroka possa ser operacionalizado e viabilizado. Quanto mais materiais, bens, e objetos VOCÊ DOAR, mais créditos em ‘RIEN’ você terá para obter, materiais, bens e objetos DOADOS POR OUTRAS PESSOAS, de acordo com os seus créditos.

Os itens doados de ‘Materiais’, ‘Bens’ e ‘Objetos’, serão avaliados e revertidos em ‘Créditos’, para os clientes, na forma de ‘RIEN’ (tabela abaixo), podendo ser reutilizado em outros itens advindos de doações de outros clientes e cujo crédito em RIEN seja equivalente.

Para fins de crédito e débito nas transações e doações, fica estabelecida esta tabela, que será atualizada anualmente.

As doações avaliadas até um RIEN, bem como os Materiais, Bens e Objetos que não tenham mais aproveitamento, por questões de necessidade de consertos, manutenção ou outros, de comum acordo com o Doador, serão encaminhadas a entidades de Assistência como creches, asilos e comunidades carentes, que serão previamente selecionadas.

A pessoa interessada em determinado item, após a consulta e análise do ítem, já terá o valor do frete informado no site, para fins de retirada do mesmo do local onde estiver localizado, cabendo ao mesmo a responsabilidade por este pagamento. Também os demais itens que não forem colocados na Lista do kerotroka, cabe à pessoa que está fazendo a doação arcar com os custos para retirada e transporte dos mesmos até o local de destino.

A logística constitui no ponto vital de funcionamento do kerotroka, tendo em vista que os itens de Materiais, Bens e Objetos doados permanecerão em seus próprios locais de origem, até que sejam identificados os clientes que possuem o interesse e os créditos em RIEN para optar pelos mesmos. A partir daí será identificado pelo próprio link no site, o cálculo do frete e a forma como será realizada a prestação de serviço do transporte do mesmo até o local de destino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário