domingo, 31 de outubro de 2010

LEGADO ? Se você é 'inútil' e vive como um 'vegetal', quando morrer nem será 'lembrado' ! VALE A PENA DEIXAR UM LEGADO !

Dedicar a vida a uma causa nobre, lutar e defender seus ideais, abdicar das convenções e regras para atingir feitos extraordinários e que ‘marcarão a história’, são missões de seres humanos corajosos, obstinados, perseverantes, pois reconhecem que suas lutas, com vitórias e derrotas, poderão ou não serem valorizadas após a morte, pois para estes indivíduos, a conquista dos objetivos independe se será em vida ou não. 

Tive o privilégio de trabalhar e morar na Turquia, pela Mendes Junior Internacional e lá pude ver e sentir os reflexos da gestão de um Presidente  que governou o país na década de 30 - Kemal Ataturk. Acabou com a poligamia, ocidentalizou os costumes, criou um alfabeto próprio para os turcos (não mais o árabe) e institucionalizou  'punições' severas aos crimes de roubo, corrupção e outros delitos, assim como construiu a capital Ankara no interior do país para levar o desenvolvimento ao centro do país.
Como ele podemos citar muitos, como Martin Luther King, Mahatma Gandi, Madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce, Charles De Gaulle, Juscelino Kubstcheck, Airton Senna, e outros que eu poderia indicar através da ONG : "Meu sonho não tem fim", que também incentiva essa ideia.


 A proposta é criar uma ‘semente’ que pode ‘aflorar’, principalmente em crianças e adolescentes, ‘um despertar na consciência de cada indivíduo’,  possibilitando-os viver de uma forma útil, produtiva,  construtiva e focada no bem estar da humanidade (fazendo o bem a si próprio e a seus semelhantes) e ao planeta ( adotando e difundindo formas de gerar  riquezas e retribuir no meio que se vive, com métodos sustentáveis e ecologicamente viáveis),  durante a nossa curta passagem e existência na terra, procurando deixar um legado, às gerações futuras.
Independente da origem, formação, ocupação e atuação, cada indivíduo possui dons e talentos para poder ‘fazer a sua parte’ e contribuir para o desenvolvimento e evolução de uma célula da sociedade, seja na família, numa empresa ou instituição, na comunidade, no bairro, na cidade, numa região, num estado, ou mesmo numa nação. Às vezes a gente acredita que o tempo já passou e não temos mais forças para dar a nossa contribuição, por menor que seja.
Ao longo da história e proporcionalmente à população mundial, que hoje é de cerca de 6,6 bilhões de habitantes e cuja previsão para 2050 é de 9 bilhões de pessoas, é desconhecido o percentual de pessoas que dedicaram suas vidas a causas nobres e que tiveram destaque e reconhecimento nas suas áreas do saber ou no seu comportamento. A busca por algo inovador, pode fazer a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário