segunda-feira, 16 de maio de 2011

ACREDITANDO NAS PESSOAS - M 3 L - Movimento Legar LEGADO Legal

Acreditando  nas  pessoas


São vários os fatores que influenciam a formação e o caráter de uma pessoa. Muitos dizem que já vem do berço. Mas temos que reconhecer que somos o que somos em razão direta da cultura do povo e do local onde nascemos, crescemos, é educado, produzimos, realizamos, nos divertimos, nos relacionamos, trocamos idéias, formamos opiniões e começamos todo esse ciclo com nossos filhos, que colocamos no mundo e tentamos passar as nossas experiências, as nossas informações, enfim a nossa educação.

Se tudo seguisse um ciclo planejado, a vida seria perfeita e a grande maioria das pessoas passaria pela existência no universo de uma forma leve, agradável e feliz. Entretanto, temos que minimizar esse quadro para tentarmos viver cercados de pessoas que comungam dos mesmos valores de vida, que estejam voltadas para o bem, que produzam com a satisfação e o sentimento de que estão se realizando pessoal e profissionalmente, que sejam valorizados e recompensados pelos seus resultados.

Existem três pontos que julgo fundamentais para conquistar a confiança de uma pessoa:

1.           Acredite nas pessoas.

       Encare a pessoa nos olhos, converse não somente sobre o que lhe interessa diretamente, mas procure descobrir o que a pessoa gosta. Gosta de ser, gosta de fazer, de quem gosta, ‘como é o gostar para ela’;

2.           Continue acreditando nas pessoas.

       Dê a elas a oportunidade de mostrar e de fazer aquilo que gosta. Elogie, com sinceridade, se você apreciou os resultados. Mas participe. Não mande que outros façam por você a avaliação e o julgamento de uma pessoa, pela qual você tem o maior interesse em conquistar sua confiança.

       Se a pessoa errou, dê-lhe a oportunidade de corrigir, perdoe e continue avaliando as suas atitudes e comportamentos.

3.           Desista de acreditar nas pessoas.
       
        Todos nós erramos. E ainda bem que erramos, pois é sinal de que estamos tentando e fazendo alguma coisa. O que precisamos é de oportunidade para mostrar o que sabemos e como fazemos bem, aquilo que gostamos...

       Mas depois de perdoarmos e relevarmos os erros das pessoas na primeira vez, a repetição dos mesmos erros faz com que percamos a confiança nela e será difícil continuar mantendo a  credibilidade. Desista !
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário